Filomena Leal
Reergui o meu Pai, contando-me e evocando-o em fases importantes da minha vida (a Liberdade que o 25 de Abril de 74 deu a um povo oprimido é uma delas). Agora, nesta última etapa, a da retirada da chamada «Vida Activa» , não podia deixar a minha Mãe na sombra e relevá-la como merece. Confiar-lhe muita da minha luta em concretizar desejos e sonhos de menina, é considerar que é ela a entender-me melhor que ninguém.
É que sempre tolerou e até pareceu apoiar os meus devaneios nsa leitura e escrita «clandestinas». E o que se poderia esperar da Inteligente e dinâmica companheira dum homem centrado num trabalho inovador e de grandes repercussões sociais? Assim, também não podia deixar de ter a intuição mental de que as minhas escapadelas para o sótão não eram desobediências a castigar.
Então «agarrar o ar do tempo em tempo real» (Rui Zink) é todo um quotidiano descrito e de longa duração que me inspirou esta reescrita dirigida em CARTA À MÃE.
E PORQUÊ SÓ AGORA? O TEMPO DEMORA MUITO A CURAR SENTIMENTOS DE PERDA. E a da MÃE foi tão Lancinante que tive de a ir temperando através das frequentes conversas narrativas com o PAI e sempre evocadoras da tragédia que vivi com ele. Nós dois sós... sem conseguirmos assumir o fatídico facto. Sinto ainda o desabar do mundo, face à mortal declaração do médico: «foi uma embolia! Também a minha mulher morreu disso» Ouvimos a sentença que pesadelo pareceu ... pois que sentido tinha, ela ficar sem vida? Sempre o inimaginável da morte...
E foi assim... só. O NEGRO invadiu toda a florescente natureza. Escuridão cerrada... Nem uma lágrima para aliviar.
Mas o tempo passou. E tudo foi amortecendo. E até RERGUIDO, já com VIDA NOVA. ESCREVENDO, e a preencher o vazio de ausências tão fundamentais. Estou agora preparada para organizar tudo que narrei da minha MÃE, ao narrar-me. E ela existirá através do meu testemunho (literário? Esforcei-me por isso.)
E O QUE É A LITERATURA, A ARTE, SENÃO O LADO IMAGINÁRIO E TRANSCENDENTE DA REALIDADE?
É ela que nos salva e compensa das limitações e dramas reais. E também sabemos que a Realidade tem muita força e acaba por ser inspiradora da própria Escrita.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário